terça-feira, 30 de maio de 2017

ANO MARIANO

5. VISITA DE MARIA A ISABEL
  Lucas relata que, logo depois da anunciação, Maria para a região montanhosa, onde morava sua parenta Isabel, casada com Zacarias (Lc 1,39-40). Isabel estava grávida de João Batista, o que era maravilhoso, pois ambos idade avançada e Isabel era incapaz de ter filhos (1,7). Para os judeus, era triste chegar ao fim da vida sem deixar descendência.
  E lá foi Maria, apresadamente. Sim, o amor tem pressa. A solidariedade se move por razões além da mera eficácia. Maria vai encontro de Isabel, porque o "sim" a Deus levava a um "eis-me aqui" dirigindo a uma pessoa humana em necessidade. A raiz da solidariedade não reside em fazer coisas ou dar objetos que sobram, mas sim em fazer-nos próximos, como Jesus conta na parábola do bom samaritano (Lc 10, 29-37). Não foi uma "visitinha" rápida, mas um permanecer na casa de Isabel por 90 dias. Maria é exemplo dos cristãos solidários e missionários.
  O que Maria leva para sua parenta? Em primeiro lugar, o contentamento que ela própria recebeu de Deus (1,28). O feto balança de alegria (1,41.44) dentro de Isabel, logo que Maria a saúda. Isabel, cheia do Espírito Santo, proclama: "Bendita é você entre as mulheres e bendito é o fruto do seu ventre" (1,42). Não precisou falar nada. Bastou o encontro, a troca de olhares, o gesto de acolhida. Além disso, as duas compartilharam durante os meses seguintes as alegrias e esperanças de duas mulheres grávidas. Maria ensinou e aprendeu muito com Isabel. E as duas não não estavam sozinhas, pois as famílias judaicas se reuniam como clãs, como muitos parentes em volta. Aconteceu uma "comunidade solidária" de mulheres. Por fim, estes encontro prenuncia a relação futura de João Batista com Jesus e prepara o cântico de louvor entoado por Maria (1,46-55).
  A mãe de Jesus nos ensina a beleza e o valor dos encontros e das visitas. Que ela suscite em nós o ardor missionário de quem se faz próximo, para ajudar, compartilhar e aprender, na grande escola da vida.
        Irmão Afonso Murad 

domingo, 14 de maio de 2017

14 DE MAIO DE 2017

FELIZ DIA DAS MÃES 
O BLOG CAMINHOS DE JESUS 2 DESEJA UM FELIZ DIA DAS MÃES DIA DE MARIA A MÃE DO SALVADOR QUE DISSE SIM PARA ANJO DO SENHOR, FAÇA-SE EM MIM A SUA VONTADE. OUÇA A RÁDIO CULTURA BRASIL 2 AO VIVO SEMPRE PARA VOCÊ RÁDIO CATÓLICA ECUMÊNICA

sábado, 13 de maio de 2017

13 de maio de 2017

1º JUBILEU DO ANO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA 100 ANOS DA APARIÇÃO AOS PASTORINHOS 13 DE MAIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA 
Nossa Senhora de Fátima que no seu Jubileu completa 100 anos da visita da sua presença, a Senhora que é a minha mãe e Mãe do do meu Salvador Jesus Cristo que disse ao anjo: "Faça-se em mim a sua vontade", Nossa Senhora de Fátima olha para todos os filhos de Deus e nos protege de todo o mal e protege todo nosso País Brasil e cuida para que mais peregrinos vão encontro de nosso Senhor Jesus Cristo nosso Mestre e Senhor. Mãe de Jesus e Nossa Mãe olha pelas crianças, pelos idosos, pelos jovens de nosso país, e pelos doentes. Virgem Maria, a Mãe nossa e em vossa presença eu estarei na glória um dia.

Nossa Senhora de Fátima, Rogai por Nós!!!!

quinta-feira, 11 de maio de 2017

ANO MARIANO

4. JOSÉ, O COMPANHEIRO FIEL DE MARIA
  Em várias pinturas, representa-se José trabalhando na carpintaria, enquanto Maria se ocupa de Jesus. Atualmente há gravuras que mostram o pai adotivo de Jesus cuidando do menino. Tal imagem corresponde melhor à visão de Mateus acerca de José.
  Mateus relata o anúncio do anjo a José, durante o sono (Mt 1,18-25). Ele e Maria estão prometidos um ao outro em casamento, e a jovem aparece grávida por ação do Espírito Santo. Superada a crise, José acredita na sua amada e, apesar de todas as evidências, confia nela. É homem justo (v. 19), não por cumprir a lei, que lhe permitia denunciar Maria por adultério, e sim por que realiza a nova lei do amor, que Jesus propõe no Sermão da Montanha (Mt 5, 1-48). A misericórdia consiste em ir além do que o outro aparentemente merece; em sentir por dentro a dor e as necessidades do outro. José viveu este amor por Maria. E foi correspondido. entre os dois havia grande sintonia.
  Segundo Mateus, José é o companheiro de Maria e o protetor de Jesus. Acolhe-a amorosamente como a sua esposa (Mt 1,24). Conduz a criança e sua Mãe para fora do país, a fim de escapar das garras do poderoso Herodes (Mt 2,13-15). Eles enfrentam os perigos da noite e de uma terra estranha, vivendo como refugiados. Anos mais tarde, José traz de volta a família (Mt 2,19-23) para Nazaré da Galileia. Lá trabalha com carpinteiro e agricultor e ensina seu ofício a Jesus. Vida silenciosa, aparentemente sem nada de especial. Junto com Maria, educou Jesus. Pois "o menino crescia em sabedoria, idade e graça, diante de Deus e dos homens" (Lc 2,40).
  Quantas coisas boas José e Maria compartilharam no correr dos anos que viveram um ao lado do outro! Troca de olhares, afeto, cuidado, divisão de tarefas. Expectativas e preocupações do cotidiano de pessoas comuns. Alegria na mesa, contentamento com os primeiros frutos da colheita, oração em família. Ambos educadores de Jesus ajudaram a moldar o perfil humano do Filho de Deus encarnado. São José, companheiro fiel de Maria, rogai por nós!
      Irmão Afonso Murad

terça-feira, 9 de maio de 2017

ANO MARIANO

3. ALEGRE-SE, AGRACIADA, DEUS ESTÁ COM VOCÊ
  O relato da anunciação (Lc 1,26-38) diz-nos muito sobre Maria, exemplo de vida para nós, cristãos de hoje.
  Gabriel, o mensageiro de Deus, saúda Alegra-se! (v. 28). Convida Maria a participar da alegria do novo tempo, que começa a vida de Jesus. Lucas destaca a alegria com sinal próprio de Jesus e de seus seguidores (Lc 10,17.21; 19,37; 24,52). Maria é a primeira convidada a se alegrar. Quando Deus se aproxima de nós contagia-nos com sua alegria.
  Maria recebe um nome especial, que nenhuma outra pessoa tem na Bíblia: agraciada, favorecida, aquela que tem o favor do Senhor. E com uma intensidade tão grande! São Jerônimo, quando traduziu a Bíblia para o latim, usou a expressão "cheia de graça". Deus prepara Maria para um grande desafio, iluminado-a especialmente com sua luz divina.
  A seguir, diz: O Senhor está com você. Na Bíblia, quando alguém recebe uma missão importante e difícil, tem a promessa de que não estará sozinho; Deus lhes dará forças para realizá-la. Por exemplo, no chamado a Moisés (Ex 3,11s e 4,12), e Gedeão (Jz 6,12) e a Jeremias (Jr 1,19). Pede-se que a pessoa não tenha medo, confie em Deus e se comprometa.
  Alegre-se, agraciada, o Senhor está com você. Essa frase revela que é Maria aos olhos de Deus: mulher tocada pela graça divina, que a faz encantadora, agraciada e graciosa. Ser humano iluminado pelo Deus da vida. Colaboradora de Deus, como mãe e educadora de Jesus. Pessoa forte para lidar com os medos e enfrentar os desafios.
  Também essa expressão toca discípulo(a) missionário(a) de Jesus. Deus convida para alegria duradoura, que só ele nos dá. Concede-nos tantas bençãos e graças no correr de existência. Como somos agraciados! Encanta-nos com seu amor misericordioso. Quer contar conosco para promover o bem do mundo. E para isso, alerta-nos: as dificuldades virão. Mas eu estou com vocês. Que Maria nos dê a generosidade de responder com alegria e coragem: Sim, conte comigo, Senhor!
           Irmão Afonso Murad  

domingo, 7 de maio de 2017

ANO MARIANO

2. ANUNCIAÇÃO: DEUS VEM AO ENCONTRO DE MARIA
  A anunciação a Maria (Lc 1, 26-38) se assemelha a outras cenas bíblicas de anúncio de concepção e nascimento, como a Abraão (Gn 17,19-21) e à mãe de Sansão  (Jz 13,1-6). No evangelho de Lucas, está construída em paralelo com o anúncio a Zacarias (Lc 1, 5-20). Todas essas cenas mostram que o senhor toma a iniciativa e que deste encontro resulta algo muito bom para a pessoa e o povo de Deus. 
  A Bíblia, a palavra divina em linguagem, utiliza gêneros literários. Reflexão de fé, utiliza elementos poéticos e simbólicos. Por isso, não se pode tomar isoladamente cada palavra ou frase, como simples descrição histórica. O que nos comunicou o gênero literário anúncio? Deus toma a iniciativa. Ele vem sempre na frente, preparando o futuro. Por meio de um mensageiro divino, denominado "anjo", anuncia que virá uma criança importante, para contribuir no processo de salvação. À vezes, há obstáculos a serem superados. A pessoa questiona - "como acontecerá isso?" - e Deus lhe oferece um sinal.
  Mas o anuncio de Maria é único na Bíblia que termina com uma resposta. Também é um relato de missão. Prepara o nascimento de Jesus e também a vocação especial de Maria e de sua reposta generosa. Deus toma a iniciativa. Maria se sente agraciada por Deus, dialoga com ele e, ao final, responde com inteireza. Compromete-se a ser mãe do Salvador. E a vida dela mostrará muitos outros compromissos.
  Maria nos revela o jeito cristão de ser. Tudo começa de Deus, que vem ao nosso encontro, independentemente do lugar onde estamos (Lc 1,28). Nós nos encantamos com sua luz e bondade. Percebemos também as dificuldades e obstáculos. E, a exemplo de Maria, podemos dizer: "Eis aqui o(a) servidor(a) do Senhor. Que se faça em segundo a sua vontade" (Lc 1,38).
             Irmão Afonso Murad 

quarta-feira, 3 de maio de 2017

ANO MARIANO

1. MARIA NA IGREJA
  O ano de 2017 traz a marca jubilar da ternura de Maria para com o povo brasileiro: 300 anos do encontro da imagem de Aparecida no Rio Paraíba do Sul. Ao longo destes três seculos, a devoção mariana, sob o titulo de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, propagou-se cada vez mais. Hoje Aparecida é sinônimo de renovação na fé para milhões de de cristãos que por lá peregrinam.
  Nossa Senhora constitui sustentáculo espiritual da vida da Igreja desde sua origem. A história do cristianismo no Oriente e no Ocidente é profundamente marcada pela pessoa de Maria. A confiança total em Deus marcou indelevelmente a trajetória de sua vida, a ponto de aceitar tornar a mãe de Jesus: "Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1,38). 
  Maria é fonte inesgotável de graças para milhões de pessoas de fé que a ela recorrem. Somamo-nos a Isabel ao sublinhar o sustentáculo que nos vem Mari, a qual continuamente nos visita: "Você é bendita entre as mulheres, e é bendito o fruto do seu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar?" (Lc 1,42s).
  Tendo presente a enorme importância de Maria na vida da Igreja, venerada sob os mais diversos títulos, dedicaremos este espaço de O DOMINGO para veicular uma catequese mariana ao longo deste ano jubilar. A fim de bem realizar esse propósito, convidamos o irmão marista Afonso Murad, que reúne larga experiência é sólida preparação teológico-pastoral, para nos conduzir ao longo da caminhada.
  Com visitas ao aprofundamento litúrgico-catequético, dirigimo-nos a Maria por meio da oração do Papa Francisco: "Virgem Maria, vós que, movida pelo Espírito, acolhestes o Verbo da vida na profundidade da vossa fé humilde, totalmente entregue ao eterno, ajudai-nos a dizer 'sim' perante a urgência, mais imperiosa do que nunca, de fazer ressoar a boa-nova de Jesus. Estrela da nova evangelização, ajudai-nos a refulgir como testemunho da comunhão, do serviço, da fé ardente e generosa, da justiça e do amor aos pobres, para que a alegria do evangelho chegue até os confins da terra e nenhuma periferia fique privada da sua luz. Mãe do evangelho vivente, manancial de alegria para os pequeninos, rogai por nós" (EG 288).
            PADRE  DARCI LUIZ MARIN
COORDENADOR DOS PERIÓDICOS DA PAULUS