27. MARIA NAS IGREJAS ORTODOXAS
Sem entrar em detalhes, há três grandes grupos de Igrejas cristãs no mundo: a Católica, as ortodoxas e as protestantes. As Igrejas ortodoxas partilham muitos elementos convosco. Estão presentes sobretudo no Oriente (Europa oriental e Ásia). Separam-se da Igreja Católica no ano 1054, devido a diferenças e cultura e de doutrinas. Hoje agrupam aproximadamente 250 milhões de fiéis.
Elas também professam a comunhão dos santose cultivam uma grande devoção a Maria. Cultivam práticas devocionais marianas diferentes das dos ocidentais. No seu calendário, têm várias festas e solenidades marianas.
Os ortodoxos não possuem de santos em forma de estatuas, e sim ícones, pinturas religiosas sobre a madeira que a técnicas e padrões definidos, transmitidos no correr de muitos séculos. Os ícones marianos não são retratos de Maria, e sim uma expressão simbólica e orante. Vale a pena conhecê-los, e rezar com eles como os ícones daquela que conduz a Jesus, da mãe da ternura, de Maria orante, Mãe que amamenta, da Virgem do sinal , de maria Rainha e da Mãe da Paixão (conhecido no Ocidente como Nossa Senhora do Perpétuo Socorro). E também os ícones sobre Jesus, nos quais Maria está presente: anunciação, nascimento, visitas dos pastores e magos, a presentação do templo, bodas de Caná, morte na cruz, ascensão e Pentecostes.
As Igrejas ortodoxas também professam os dogmas de Theotokos (Maria, Maria Mãe de Deus) e da Virgindade de Maria. Quanto à Imaculada Conceição, há diferenças. Creem que Maria foi concebida com pecado original, como qualquer ser humano, e então purificada por Deus. Não aceitam, enquanto dogma, a assunção. Mas professam Maria já está gloficada junto de Deus. Há séculos têm a festa litúrgica da "Dormição de Maria".
O que aprendemos com os ortodoxos a respeito de Maria? Uma devoção fundada nas figuras e imagens bíblicas, a centralidade de Jesus, o lugar especial de Maria na comunhão dos santos. Maria como imagem realizadoras da comunidade cristã e as representações simbólicas, que nos abrem ao mistério infinito de Deus.
Irmão Afonso Murad
26. POR QUE REZAR A MARIA?
Jesus Cristo é o Senhor (Fl 2,11), o único mediador entre Deus e humanidade ( 1 Tm 2,5). E Jesus não age sozinho. Desde o começo de sua missão na Palestina, chama discípulos para estar com ele e anunciar o reino de Deus (Mt 10,1-8). Também fazem do grupo algumas mulheres (Lc 8,1-3) e Maria (At 1,14). Jesus a única porta que liga humanidade a Deus, o rio que nos leva ao mar da divindade, quer contar conosco.
Na profissão de fé, dizemos que cremos na "comunhão dos santos". Deus é comunidade é fonte de vida comunitária. Todos os cristãos colaboram na ação salvadora de Cristo, o único Senhor. Essa participação já acontece neste mundo. Mas não acaba aqui. O Livro do Apocalipse fala da multidão, de todos os povos e culturas (Ap 7,8-17), que está junto de Jesus glorificando, numa eterna festa, louvando o Senhor e alegrando nele. Todas as pessoas que escolhem o caminho da vida estão juntos de Deus e continuam unidas a nós. Podemos nos inspirar nos seus exemplos, recordamos sua palavras e continuar sua obras. Isso é a comunhão dos santos.
Os santos reconhecidos pela Igreja continuam colaborado de forma especial na missão de forma na missão salvadora de Jesus. Contamos com ajuda deles também pela oração de intercessão. Eles são nossos companheiros na entrada rumo a Deus. Já chegaram lá, estão torcendo por nós e nos ajudando. O católico adora somente a Deus: ao Pai criador, pelo Filho redentor, no Espírito santificador. Ao mesmo tempo, venera Maria e outros santos.
Maria tem um lugar especial na comunhão dos santos. Como diz o Concílio Vaticano II, o mais alto depois de Cristo e mais pero de nós (LG 54). Tudo vem de Deus e para Deus volta. A oração a Maria nos põe em sintonia com o Pai e o Filho, no Espírito. Só Jesus é luz, que veio a este mundo para iluminar a todos (Jo 1,9). Maria como espelho ou prisma, reflete e transmite essa luz amorosa. Por isso, podemos rezar a ela, pedir sua proteção e auxílio e nos entregar nas suas mãos.
Irmão Afonso Murad
25. OS TÍTULO DE MARIA
"Sou romeiro e no seu dia, na multidão, mãe querida.
Meu ajoelho e rezo, Nossa Senhora Aparecida,
Nossa Senhora da Glória, de Lourdes, de Nazaré (...)
Minha mãe, Nossa senhora, somos todos seus filhos seus,
Todas as Nossas Senhoras são mesma mãe de Deus".
Na música "Todas as Nossa Senhoras", Roberto Carlos expressa de forma poética uma prática comum de católico. Costumamos invocar Maria, pedir seu auxílio e proteção, com diferentes nomes. A lista é interminável e tem origem diversa. Alguns títulos provêm da devoção de institutos de consagração: Rosário (Dominicanos/as), Auxiliadora (Selesianos/as), Perpétuo Socorro (Redentoristas). Mãe Três Vezes Admirável (Schoenstatt). Outros títulos de Maria vêm das aparições reconhecidas pela Igreja, como Fátima, Lurdes, Salete e Guadalupe. Há aqueles surgiram de devoções transformados em dogmas marianos, como Imaculada Conceição e Assunção.
Há títulos marianos curiosos, como das Cabeças. Trata-se de uma imagem do Brasil colonial, na qual Maria esta cercada de cabecinhas de anjos. Outro ainda da Bom Sucesso, que invocada pelas mulheres no parto. Existem títulos provenientes de momentos da vida de Maria, como Nazaré, Piedade (Maria com o Filho morto no colo), Dores (especialmente a da cruz). E, para concluir sem terminar, também se invoca Maria com títulos simbólicos, sobretudo aqueles das ladainhas, como "Mãe do Bom Conselho", "Sede da Sabedoria", consoladora dos Aflitos".
Com se vê, a Mãe de Jesus é chamada de com muitos títulos. Mas isso não podemos nos levar à confusão, como se fossem várias santas diferentes ou alguma das devoções a ela fossem mais poderosas do que as outras. Os vários títulos mostram Maria, na glória de Deus, está bem perto da gente. Ela assume o rosto de muitas regiões e culturas, traduz o seu amor de várias formas. É a única Maria, reconhecida e venerada com diferentes nomes.
Irmão Afonso Murad
05 DE NOVEMBRO DOMINGO DE TODOS OS SANTOS
TODOS OS SANTOS, ROGAI POR NÓS!!!
20 DE NOVEMBRO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
DIGA NÃO A PRECONCEITO E AO RACISMO DE COR DE PELE QUE NESSE DIA SABEMOS FAZER A COISA CERTA SENDO TODOS QUE QUAIS QUER COR SOMOS TODOS SERES HUMANOS E TEMOS QUE RESPEITAR UNS AOS OUTROS E VAMOS MELHORAR O NOSSO PAÍS NOSSA PÁTRIA AMADA BRASIL.
BRASIL UM PAÍS DE TODOS!!!!