quinta-feira, 21 de março de 2019

VIA SACRA
Oração inicial: “Vinde, Espírito Santo! Enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da Terra. Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém!”
I ESTAÇÃO
JESUS É CONDENADO A MORTE
Padre: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos!
TODOS: Porque, pela vossa santa Cruz, remistes o mundo!
Leitor: Era véspera da Páscoa, por volta do meio-dia. Pilatos disse aos judeus: “Aqui está o vosso rei”. Eles começaram a gritar: “Fora! Fora! Crucifica-o”. Pilatos perguntou: “Mas eu vou crucificar o vosso rei?”. Os chefes dos sacerdotes responderam: “Não temos outro rei além de César”. Então, finalmente, Pilatos entregou Jesus a eles para que fosse crucificado. Eles levaram Jesus
JOVEM MISSIONÁRIO
Jovem: Um inocente foi condenado.
Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-me aqui! Fui atraído pelo teu divino Coração. Sou um jovem missionário e encontro no meu caminho muitos jovensinocentes que todos os dias são condenados à morte pela pobreza, pelaviolência e por todo tipo de consequências do pecado que nos machucadesde as origens da humanidade. Quero seguir teus passos na certeza deque tudo posso n’Aquele que me fortalece; e se Deus é por nós, quem será contra nós? (Fil 4,13; Rm 8,31-32)
II ESTAÇÃO
JESUS TOMA A CRUZ AOS OMBROS
Padre: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos!
TODOS: Porque, pela vossa santa Cruz, remistes o mundo! Leitor: Depois de zombarem de Jesus, tiraram-lhe o manto vermelho, o vestiram de novo com as próprias roupas dele, e o levaram para fora, a fim de o crucificarem (Mc 15, 20). Levaram então consigo Jesus. Ele próprio carregava a sua cruz para fora da cidade, em direção ao lugar chamado Calvário, em hebraico Gólgota. (Jo 19,17)

JOVEM EVANGELIZADOR
Jovem: Assumiu uma cruz que não era dele.
Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-me aqui! Fui convertido pelo teu divino Coração.Tomaste sobre os ombros minhas dores e misérias (Is 53,4). Era minha a cruz que te feriu. Quero completar o teu sacrifício em minha vida, deixando-me tocar por tão grande amor e dando testemunho com as palavras e com o exemplo ali onde o mundo precisa. Levarei para sempre a tua cruz no meu peito e a tua Palavra no meu coração. Quero ser instrumento deste amor que nunca se cansa de amar.
III ESTAÇÃO
JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ
Padre: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos!
TODOS: Porque, pela vossa santa Cruz, remistes o mundo!
Leitor: Eram na verdade os nossos sofrimentos que ele carregava, eram as nossas dores, que ele levava às costas. E nós achávamos que ele era um castigado, alguém por Deus ferido e humilhado. Mas ele estava sendo traspassado por causa de nossas rebeldias, estava sendo esmagado por nossos pecados. O castigo que teríamos de pagar caiu sobre ele, com seus ferimentos veio a cura para nós. JOVEM DE COMUNIDADE DE RECUPERAÇÃO Jovem: A cruz foi ficando pesada. Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-me aqui! Nas quedas sou animado pelo teu humilde Coração. Sou parte de uma comunidade de recuperação de jovens que caíram na dependência química. São vítimas de um comércio violento e cruel. São desfigurados e correm o risco de permanecer no chão. Vejo teu rosto na face de cada um deles. Ensina-me a ser como o bom samaritano que, para além dos discursos, tem coragem de levantar quem está caído à beira do caminho e cuidar de suas feridas (Lucas 10,25-37). Neste gesto de solidariedade, ensina-me que somente em Ti encontraremos a total transfiguração.
IV ESTAÇÃO
JESUS ENCONTRA SUA AFLITA MÃE
Padre: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos!
TODOS: Porque, pela vossa santa Cruz, remistes o mundo!
Leitor: “Simeão abençoou-os e disse a Maria, a mãe: ‘Este menino está aqui para queda e elevação de muitos em Israel e para ser sinal de contradição. Quanto a vós, uma espada traspassará a tua alma. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações.’ Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração.
JOVEM MÃE
Jovem: Dor de filho, dor de mãe!
Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-me aqui! Contemplo a profunda comunhão de amor entre o teu Coração e o coração de tua mãe. É uma comunhão redentora! Aquela troca silenciosa de olhares no caminho da cruz fala mais do que qualquer discurso ou palavra. A dor do filho é realmente a dor da mãe. Isto me faz pensar nas lutas em favor davida. Nós mulheres temos uma vocação muito forte para defender: tudo o que vive. Não podemos aceitar a violência de quem se acha no direito de interromper uma vida indefesa. Queremos proclamar com tua mãe: “O Senhor fez em mim maravilhas. Derruba do trono os arrogantes e eleva os humildes. Manifesta a força de seu braço e nos sustenta nos caminhos vida.
V ESTAÇÃO
SIMÃO SIRINEU AJUDA JESUS A CARREGAR A CRUZ
Padre: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos!
TODOS: Porque, pela vossa santa Cruz, remistes o mundo!
Leitor: Enquanto o conduziam, detiveram um certo Simão de Cirene, que voltava docampo, e impuseram-lhe a cruz para que a carregasse atrás de Jesus. (Lc 23, 26) Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz, e me siga.” (Mt 16,24)
JOVEM SEMINARISTA
Jovem: Converteu-se enquanto ajudava Jesus Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-me aqui! Fui chamado pelo teu divino Coração. Sou um jovem vocacionado. O teu apelo ressoa muito forte no meu interior: “Quem quiser ser meu discípulo, tome sua cruz e siga-me!” Mas nem sempre compreendo que a luz passa pela cruz. Ao carregar um pouco do teu fardo quero aprender os caminhos da configuração a Ti. Livra-me da tentação dos primeiros lugares e ensina-me a ser imagem de Deus no mundo. Que um dia eu possa dizer: “eu vivo, mas não sou eu que vivo; é Cristo que vive em mim” (Cf. Gal 2,20).
VI ESTAÇÃO
VERONICA ENXUGA O ROSTO DE JESUS
Padre: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos! TODOS: Porque, pela vossa santa Cruz, remistes o mundo! Leitor: Meu servo cresceu como broto na presença do Senhor, como raiz em terra seca. Ele não tinha aparência nem beleza para atrair o nosso olhar, nem simpatia para que pudéssemos apreciá-lo. Desprezado e rejeitado pelos homens, homem do sofrimento e experimentado na dor; como indivíduo de quem a gente esconde o rosto, ele era desprezado e nem tomamos conhecimento dele. JOVEM CONSAGRADA Jovem: A mulher que não se calou Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-me aqui! Sou consagrada ao teu divino Coração no serviço ao meu irmão. Não posso me calar quando encontro nas vias-sacras da vida, tantas vítimas de uma “cultura de morte”: mulheres prostituídas e famílias na miséria, enfermos sem atendimento e jovens marginalizados; migrantes sem terra e jovens desempregados. Ao enxugar as lágrimas, o suor e o sangue do rosto destes irmãos e irmãs vejo maravilhada que a tua face fica estampada no lenço da minha solidariedade (Mt 25,31-46).
VII ESTAÇÃO
JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ
Padre: Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos!
TODOS: Porque, pela vossa santa Cruz, remistes o mundo!
Leitor: Eu sou alguém que provou a miséria, sob a vara da sua ira. Ele me conduziu e me fez andar nas trevas e não na luz. (...) Embarrou meus caminhos com blocos de pedra, obstruiu minhas veredas. (...) Ele quebrou meus dentes com cascalho, mergulhou-me na cinza. (...) Mas existe alguma coisa que eu lembro e me dá esperança: o amor de Deus não acaba jamais e sua compaixão não tem fim.
JOVEM CASAL DE NAMORADOS
Jovem: Quem caiu subindo, caiu para o alto!
Senhor Jesus, Cristo Redentor, eis-nos aqui! Encontramos em teu Coração a nossa morada. Desde que começamos a namorar ensaiamos o jeito certo de construir uma família que tem papel fundamental na transmissão da fé e da vida. Contemplando a tua paixão e entendemos que tudo isso foi por amor. Aprendemos, porém, que as nossas paixões não são um fundamento seguro. Só constrói sobre a rocha, quem edifica no amor (Mt 7,24-27). Dá-nos a sabedoria de começar a construção, não pelo telhado. Ensina-nos que cada escolha exige renúncias. Se cairmos, Senhor, erga-nos sempre. Ensina-nos a avançar e nunca desistir. Mesmo nas quedas, não permita que nos afastemos de ti.
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
  6. 6
  7. 7
  8. 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário