A Campanha da Fraternidade deste ano, enfocando as questões dos biomas brasileiros, talvez provoque desinteresse em grande parte da população urbana. Entretanto, e fundamental que essa população se interesse pela questão, já que nossos grandes centros urbanos estão inseridos em algum bioma e todos nós precisamos dos seus serviços de água, regulagem do clima e pureza do ar, além dos alimentos que vem do campo. Mais de 80% dos brasileiros vivem em cidades.
Os grandes centros urbanos continuam tendo problemas socioambientais da maior gravidade, como a falta de saneamento adequado, o que significa muitas famílias sem o abastecimento de água regular e de qualidade, esgotos correndo pelo meio-fio das calçadas, alagamentos e deslizamentos de encostas, além do problema crônico do lixo e sua disposição final.
Nossas crianças e jovens, também, também do meio urbano, precisam aprender que não só dependem das escolas, de dinheiro, de disciplina, de dedicação para terem um futuro digno. Todo ser humano continuará dependendo da água limpa, do ar limpo, da comida saudável, do clima ameno para poder viver bem.
Com o processo de destruição dos biomas, já não temos certeza das chuvas e das reservas de água, do clima ameno, da biodiversidade como fonte de remédios e alimentos, muito menos de alimentos sadios e nutritivos.
As cidades tende a ilhar seus moradores. a nos levar a reclamar a a falta de água nas torneiras, da coleta de lixo que não funciona, da poluição do ar, mas pouco nos ensinam a perguntar o porquê da situação.
Vale sempre insistir na afirmação do Papa Francisco de que tudo "está interligado", hoje já não existe aquela fronteira tão clara entre a vida na cidade e no campo. Um depende do outro.
Roberto Malvezzi (Gogó)
Assessor da CF/2017
BLOG CAMINHOS DE JESUS 2 APOIA A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017
TEMA: FRATERNIDADE: BIOMAS BRASILEIROS E DEFESA DA VIDA.
LEMA: CULTIVAR E GUARDAR A CRIAÇÃO (Gn 2,15)
CNBB CONCELHO NACIONAL DOS BISPOS CATÓLICOS DO BRASIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário