quinta-feira, 29 de março de 2018

VIGÍLIA EUCARÍSTICA

VIGÍLIA EUCARÍSTICA
COMUNIDADE COMPROMETIDA COM A PAZ.
RESPEITAR E PROTEGER A VIDA. VÓS SOIS TODOS IRMÃOS (Mt 23.8).
1. ACOLHIDA
SILÊNCIO - ORAÇÃO PESSOAL - ALGUM REFRÃO

2. CANTO 
 

ANIMADOR: Reunidos com Jesus no horto das Oliveiras vamos rezar com Ele. É seu último encontro com os seus discípulos antes de ser preso e levado para julgamento e à morte. Recordemos as pessoas que se encontram angustiadas, que sofrem, e vivem em dificuldades. No sofrimentos delas, é a agonia de Jesus que continua e se prolonga. Tenhamos também presentes nossas angústias, desejos e esperanças, assim com a proposta Campanha da Fraternidade deste ano.
3. SALMO 115 

4. JOÃO 6,51-58

51Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo".
52Então os judeus começaram a discutir exaltadamente entre si: "Como pode este homem nos oferecer a sua carne para comermos?"
53Jesus lhes disse: "Eu digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos.
54Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
55Pois a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida.
56Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
57Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa.
58Este é o pão que desceu dos céus. Os antepassados de vocês comeram o maná e morreram, mas aquele que se alimenta deste pão viverá para sempre".
5. MEDITAÇÃO 

a) O que significa a última a ceia do Senhor?

b) O que significa o gesto de Lava-Pés?

c) Quais serviços prestamos aos outros?

6. PRECES

1. Sede, Senhor, força e luz para a Igreja, chamada a ser mestra no serviço aos mais necessitados, nós vos pedimos.

Fortaleci-nos, Senhor, no vosso amor!

2. Cumulai de amor e alegria os ministros que distribuem a eucaristia aos fiéis, nós vos pedimos.

Fortaleci-nos, Senhor, no vosso amor!

7. CANTO
 

8. ORAÇÃO:

TODOS: Olhai, ó Deus, com a amor de Pai, cada um de nós aqui reunidos. Acompanhamos o vosso Filho em sua trajetória final. Que esta vigília nos fortaleça na fé, no seguimento fiel de Jesus e na construção de um mundo melhor: mais humano, mais fraterno e mais solidário, onde todas as pessoas tenham condições dignas de vida e possam se querer bem e se respeitar. Amém!

Animador: Ó Deus, olhai para nós, que nos unimos aos sofrimentos de Jesus e de tantas pessoas do mundo de hoje; e fazei que a paixão do vosso Filho anule o peso de nossos pecados e alivie o sofrimento de nossos irmãos e irmãs. TODOS: Amém!   

sábado, 24 de março de 2018

SEMANA SANTA

DIGAMOS TODOS JUNTOS:
"SEMANA VERDADEIRAMENTE SANTA, SEMANA VERDADEIRAMENTE ABENÇOADA, SEMANA VERDADEIRAMENTE BENDITA,
SEMANA VERDADEIRAMENTE SANTA, QUE ESTÁ SEMANA SEJA ESPECIAL PARA VOCÊ SEMANA SANTA QUE JESUS MORRE E RESSUSCITOU NO TRÊS DIA A PÁSCOA ESTÁ CUMPRIDA".
BLOG CAMINHOS DE JESUS 2 DESEJA BOA SEMANA VERDADEIRAMENTE SANTA PARA TODOS. SEMANA SANTA DE 25/03 À 01/04

segunda-feira, 19 de março de 2018

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018

11. A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA
   Durante toda a Quaresma, refletimos sobre a violência como grande chaga da sociedade que atinge especialmente os povos indígenas, os negros e negras, as mulheres traficadas e violentadas, os trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade espoliados de suas terras e direitos.
   Na Conferência de Medellín (1968), o Episcopado Latino-Americano e Caribenho já denunciava esta realidade: "A América Latina encontra-se, em muitas partes, numa situação de injustiça que pode chamar-se de violência institucionalizada" (Paz, n. 16). Os bispos descobrem que "esta situação exige transformações globais, audazes, urgentes e profundamente renovadoras" e que a justiça é condição imprescindível para paz. Eles afirmam que a Igreja é chamada a responder aos anseios de libertação de todos os pobres que clamam por justiça e paz, e advertem que "não se há de abusar da paciência de um povo que suporta durante anos uma condição que dificilmente aceitaria quem tem uma maior consciência dos direitos humanos" (Paz n. 16).
  Na comunidade de Medellín, a Conferência de Aparecida (2007) mostra que "um processo processo promotor de iniquidades e injustiças múltiplas" (Ap 61) e consta que "é uma dolorosa contradição que o continente com o maior número de católicos seja também o de maior iniquidade social" (Ap 527).
  O Papa Francisco, no 2º encontro Mundial dos Movimentos Populares (2015), reconheceu a necessidade de mudança deste atual modelo de sociedade, baseado numa matriz global de expropriação, acumulação e mercantilização da vida, o qual o homem ou Estado resolver por si mesmo. A CF-2018 indica que a superação da violência só se efetivará com uma mudança estrutural que respeite a vida das pessoas e da natureza, nossa Casa Comum. 
  Neste tempo quaresmal, que violências conseguimos superar? Que foi o compromisso de nossa comunidade eclesial? Em que movimentos populares colaboramos para a superação dessas violências?
Izalene Tiene
Leiga missionária na Amazônia 

sábado, 17 de março de 2018

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018

9. VIOLÊNCIA E TRÁFICO HUMANO
   O tráfico de pessoas é uma violação de direitos humanos, e o principal objetivo daqueles que protagonizam esse crime é a exploração de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os traficantes se utilizam de artimanhas, mentiras e propostas sedutoras de emprego e de uma vida melhor para enganar mulheres, homens, adolescentes e crianças. Na maior parte das situações, as vítimas são submetidas a condições indignas de trabalho para gerar lucro, como  nos casos de exploração sexual, trabalho escravo, casamento forçado, venda de orgãos, adoção ilegal e outras formas de exploração.  As pessoas traficadas sevem como objeto, como mercadoria, submetidas pela opressão das desigualdades sociais.
   A Igreja vem intervindo no enfrentamento deste crime. A Campanha da Fraternidade em 2014 incentivou o combate desta violência, fazendo um apelo ao compromisso pessoal de reiterar e afirmar, na formação catequética, nos grupos grupos e comunidades com uma forma de realização e proteção. Propôs ações em rede de proteção entre as pastorais e entidades (Cáritas, pastorais sociais, Comissão de Justiça e Paz, Setor Mobilidade Humana, Rede Um Grito Pela Vida, entre outras), fortalecendo as ações conjuntas com a sociedade civil.
   O Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas deve ser implantado e efetivado pelos governos especialmente no atendimento da criança, adolescentes, mulheres em situação de vulnerabilidade e outros segmentos sociais.
   Cabe aproveitar a agenda de lutas para mobilizar, visibilizar e denunciar:
- 28 de Janeiro - Dia Internacional de Combate ao Trabalho Escravo;
- 8 de Março - Dia Internacional da Mulher;
- 1º de Maio -  Dia do(a) trabalhador(a);
- 18 de maio - Dia nacional do enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes;
- 23 de Setembro - Dia internacional contra exploração sexual de crianças e adolescentes e tráfico de mulheres e crianças;
- 20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra.
Izalene Tiene
Leiga missionária na Amazônia

sábado, 3 de março de 2018

TEMPO DA QUARESMA 2018

QUARESMA TEMPO DE PENITENCIA E ORAÇÃO TEMPO DE PREPARAÇÃO A SANTA PÁSCOA DO SENHOR JESUS CRISTO NOSSO ÚNICO SENHOR E MESTRE QUE NÓS TENHAMOS UM BOA PREPARAÇÃO PARA PÁSCOA DE NOSSO SENHOR. E SOBRE TUDO NO TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2018 
FRATERNIDADE E SUPERAR A VIOLÊNCIA 
VÓS SOIS TODOS IRMÃOS (MT 23,8)
QUARESMA 40 DIAS NO DESERTO DA ESPERANÇA SENDO TENTADO PELO INIMIGO DA SANTA IGREJA, JESUS DISSE NÃO É O QUE NÓS DEVEMOS FAZER DIZER NÃO INIMIGO E DIZER SIM A DEUS. TOMAR O CÁLICE DA SALVAÇÃO E COMER O PÃO DA VIDA ETERNA. EU SOU O CORDEIRO DEUS, QUEM BEBER O MEU SANGUE E COMER DO MEU CORPO NUNCA MAIS TERÁ FOME E SEDE. EU SOU O CAMINHO A VERDADE E LUZ QUE ILUMINA A ESTRADA NA NOITE DE ESCURIDÃO TENHAM FÉ EM DEUS, DEUS NUNCA NOS ABANDONA ELE FICA AO NOSSO LADO NAS HORAS MAIS TRISTES DE NOSSA VIDA ELE É NOSSA FORÇA PARA SEMPRE LEVANTARMOS QUANDO CAIRMOS A, QUANDO CHORAMOS E DESSA FORMA QUE DEUS NOS QUER BEM E SEMPRE DÁ SUA VIDA POR AMOR A NÓS.