sábado, 17 de março de 2018

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018

9. VIOLÊNCIA E TRÁFICO HUMANO
   O tráfico de pessoas é uma violação de direitos humanos, e o principal objetivo daqueles que protagonizam esse crime é a exploração de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os traficantes se utilizam de artimanhas, mentiras e propostas sedutoras de emprego e de uma vida melhor para enganar mulheres, homens, adolescentes e crianças. Na maior parte das situações, as vítimas são submetidas a condições indignas de trabalho para gerar lucro, como  nos casos de exploração sexual, trabalho escravo, casamento forçado, venda de orgãos, adoção ilegal e outras formas de exploração.  As pessoas traficadas sevem como objeto, como mercadoria, submetidas pela opressão das desigualdades sociais.
   A Igreja vem intervindo no enfrentamento deste crime. A Campanha da Fraternidade em 2014 incentivou o combate desta violência, fazendo um apelo ao compromisso pessoal de reiterar e afirmar, na formação catequética, nos grupos grupos e comunidades com uma forma de realização e proteção. Propôs ações em rede de proteção entre as pastorais e entidades (Cáritas, pastorais sociais, Comissão de Justiça e Paz, Setor Mobilidade Humana, Rede Um Grito Pela Vida, entre outras), fortalecendo as ações conjuntas com a sociedade civil.
   O Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas deve ser implantado e efetivado pelos governos especialmente no atendimento da criança, adolescentes, mulheres em situação de vulnerabilidade e outros segmentos sociais.
   Cabe aproveitar a agenda de lutas para mobilizar, visibilizar e denunciar:
- 28 de Janeiro - Dia Internacional de Combate ao Trabalho Escravo;
- 8 de Março - Dia Internacional da Mulher;
- 1º de Maio -  Dia do(a) trabalhador(a);
- 18 de maio - Dia nacional do enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes;
- 23 de Setembro - Dia internacional contra exploração sexual de crianças e adolescentes e tráfico de mulheres e crianças;
- 20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra.
Izalene Tiene
Leiga missionária na Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário