terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

6. O BIOMA AMAZÔNIA
  O bioma Amazônia está no território brasileiro, assim como na Colômbia, no Peru, na Venezuela, no Equador, na Bolívia, no Suriname, na Guiana e Guiana Francesa. A bacia amazônica como um todo estende-se por cerca de 7 milhões de quilômetros quadrados. A floresta amazônica abrange aproximadamente 5,5 de quilômetros quadrados.
  Tão gigantesca quanto sua extensão é a diversidade biológica e social que contém. No Brasil, a região amazônica é de 4.196.943 Km².
  Nessa teia gigantesca de vida, crescem em torno de 2.500 espécies de árvores e 30 mil espécies de plantas. É o que se chama de região megadiversa.
  As espécies animais são contabilizadas em 4.221, mais se sabe que grande parte delas ainda não foi descrita.
  A importância da Amazônia para o clico das águas e do carbono é praticamente incalculável. Além do rio de superfície que conhecemos, existem mais dois rios Amazonas. Um deles é fruto da evaporação das águas da região e da transpiração das plantas. Esse rio, em forma de vapor de água, empurrado pelos ventos, vai até o sul do continente, até a Patagônia. Além do mais, é esse rio aéreo que faz chover sobre a região Sul, Sudeste e central do país. Essas águas de chuvas são armazenadas por outro bioma brasileiro, o Cerrado, e distribuídas a todas as grandes bacias hidrográficas do Brasil, incluindo a bacia do São Francisco. Sem o bioma Amazônia e sem o Cerrado para distribuir essas águas, o ciclo das águas brasileiras estaria rompido, o que causaria secas imensas por todo o território nacional.
  No território amazônico estão 24 milhões de pessoas, das mais diversas etnias. Um modelo econômico predador põe em risco a sobrevivência do bioma. Ambicionada no mundo inteiro, até invejada, a Amazônia tem importância para o Brasil e para o restante do planeta.
     Roberto Malvezzi (Gogó)
Assessor da CF/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário