O bioma Cerrado ocupa a área central do Brasil. É o mais antigo da face da terra, com proximidade 65 milhões de anos. De tão velho, a maior de sua biomassa está abaixo da terra, nas sua raízes. Por isso, muitos dizem que o Cerrado é um bioma "de cabeça para baixo".
Esse também é seu maior problema, isto é, de tão velho, ele praticamente não tem poder de regeneração. Uma vez que desmontado, não há mais volta.
Originalmente esse bioma ocupava 192,8 milhões de hectares, abrangendo 13 estados da Federação, o que corresponde a 22,65% do território brasileiro, onde vivem 22 milhões de pessoas.
O Cerrado tem um papel único no Brasil, que é ode ser a nossa "caixa de água". Tem um solo muito poroso, que absorve muita água. Então, forma imensos aquíferos que depois vão distribuir essas águas a todas as grandes bacias hidrográficas brasileiras. Ele recebe a água do rio aéreo que vem da Amazônia, guarda essas águas e depois distribui a todas essas bacias.
Além do Cerrado é extremamente rico em diversidade biológica e social. A alta diversidade de ambientes se refere na enorme riqueza de espécies vegetais (23 mil) e, também, animais (320 mil), das quais 90 mil são insetos (que representam 28% da biota do Cerrado). Apesar da elevada biodiversidade e se sua importância ecológica, das 427 espécies listadas em risco de extinção, 132 estão no Cerrado.
Berço de muitas nações indígenas, com muitas comunidades tradicionais, mas também com grandes cidades - como Brasília (Distrito Federal) -, esse bioma está sendo devastado para o cultivo de grãos e a criação de gado. Seu desmatamento já mostra consequências, como a diminuição das águas e a condenação à morte do rio São Francisco, que depende das águas do Cerrado para existir.
Roberto Malvezzi (Gogó)
Assessor da CF/2017
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017
TEMA: FRATERNIDADE: BIOMAS BRASILEIROS E DEFESA DA VIDA.
LEMA: CULTIVAR E GUARDAR A CRIAÇÃO (Gn 2,15).
VAMOS PRESERVAR A BIODIVERSIDADE DO NOSSO QUERIDO BRASIL UM PAÍS DE TODOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário