sábado, 29 de julho de 2017

ANO MARIANO

11. QUEM É MINHA MÃE? QUEM SÃO MEUS IRMÃOS?

  Certa vez, Jesus estava com seus discípulos e a multidão quando alguém lhe disse: "Sua mãe e seus irmãos estão ali fora e querem vê-lo". Jesus respondeu: "Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática" (Lc 8,19-21).
  Um fato de hoje ajuda a entender a atitude de Jesus. Luís Carlos é voluntário da pastoral dos enfermos. Nos hospitais, visita especialmente os que estão nas enfermarias e não recebem atenção dos outros. Veste um jaleco branco com o crachá de identificação. Certo dia, aproximou-se de uma paciente que estava sozinha. Quando ela o viu, reagiu: "Você não é da minha religião. Não quero saber de conversa! Vá embora". Luiz saiu, retirou o jaleco e o crachá. Voltou e disse: "Joana, você aceita a visita de um amigo?" Meio sem graça, ela consentiu. Tempos depois, um dia, no ônibus, Luís sente alguém lhe bater no ombro. Ele se vira e vê Joana de pé. A mulher lhe diz emocionada: "Muito obrigada! Você foi para mim um irmão.Quando senti muita e nenhum parente tinha ido me visitar, você foi mais do que alguém da minha família!"
  Jesus gostava muito de sua família. No entanto, quando começou a sua missão, ele convocou homens e mulheres para fazer parte de uma nova família. Nesta nova, o importante era "ouvir a Palavra e pô-la em prática". Alguns parentes não aceitaram a proposta de Jesus e o rejeitaram (cf. Mc 6,1-6). Mas, para Maria, a realidade foi outra. Ela não foi somente a mãe biológica, mas também aderiu ao grupo dos seguidores de Jesus.
  Maria fez parte da família biológica de Jesus quanto da nova família dos discípulos-missionários. Assim se entende a resposta de Jesus à mulher e a multidão, elogia sua mãe biológica: "Felizes o ventre que trouxe e os seios que te amamentaram". Jesus diz: "Antes, felizes os que ouvem a palavra de Deus e a praticam" (Lc 11,27s). Mais do que ninguém, Maria acolhe a Palavra e a viveu intensamente.
Irmão Afonso Murad 

Nenhum comentário:

Postar um comentário