Espetáculo significa "o que atrai e prende o olhar e a atenção", definição que remete à captação de público e à exigência de um jogo de sedução e de produção de desejos. É uma relação entre pessoas, medida por imagens.
Na sociedade atual, onde a informação e a comunicação se tornam mercadorias - com tudo no sistema capitalista -, o espetáculo tem a pretensão de colonizar o mundo.
A violência espetacularizada, no Brasil, pode ser identificada nos discursos dramáticos dos programas de jornalismos policial assim como os telenovelas, também veiculadoras de conteúdos que desenvolvem a cultura da violência, expondo situações de pessoas e famílias com ênfase em agressões verbais e físicas transmitidas a milhões de espectadores, que se divertem como se estivessem assistindo a um espetáculo.
Diante dessa realidade cruel, o agir para a cultura da paz, com justiça, é exigência e recomendação que encontramos na CF-2018. Informar-se e expressar-se bem devem ser atitudes que tenham em vista a promoção da interação e da comunhão. Precisamos ter que comunicação e educação caminham juntas para a superação da violência e a promoção da paz.
Comunicar e educar para cultura de paz com justiça é denunciar todas as formas de violência presentes nas mídias e trabalhar pela sua humanização. É trabalhar na formação de um público humanizado, crítico, que considere as diferenças, valorize a tolerância e não seja mero repetidor.
Izalene Tiene
Leiga missionária na Amazônia
Nenhum comentário:
Postar um comentário